Descubra o Tipo de Treino que Vai Te Ajudar a Bater RP

Interval Training Progressivo: como esse formato de treino pode influenciar na sua busca por melhores marcas? 🥇🏆

Veja nas imagens acima, comparativos de duas tentativas de RP com dois atletas distintos, em diferentes datas, na distância de 5km. Com isso, observamos estratégias diferentes partindo mais forte no Km 1, ou saindo em uma média pouco mais conservadora, calculada minuciosamente pelo treinador que vos fala.

Mas como isso foi possível? 😱
Como trocamos o “chip da ansiedade” no começo de prova, para um ritmo correto que mantenha o atleta no jogo até o final?👊🏽

Aí é que entra o Interval Training Progressivo, um tipo de sessão de treino que não é tão novo assim, mas pouco utilizado pela maioria dos amadores, como estratégia de terminar a prova mais inteiro e com um ótimo resultado.

Então vejamos 2 exemplos aleatórios:

A) 10 x 400 (1’40” de média / pausa de 1′)

B) 10 x 400m progressivo (começando com 1’44” até 1’36” baixando 2″ a cada 2 tiros / com pausa variável entre 30″ e 1′)

Podemos notar, que na segunda forma, o objetivo é acostumar o corpo e a mente do atleta a um estímulo cada vez mais rápido, de acordo com o decorrer do treino.

Tecnicamente, isso não é difícil de fazer: basta calcular o pace médio ideal para o treinamento intervalado e flexibilizar com 5 a 10% mais leve no início, e 5 a 10% mais rápido no final do treino, sendo que a pausa é variável para o corpo se adaptar a essa nova realidade.

Treinamento usa bastante ciência aplicada, mas muita observação de como o organismo pode reagir a novos estímulos. Fazer mais do mesmo é limitar os horizontes dos resultados que sonhamos.

E você já testou esse tipo de treinamento intervalado? Comente aqui! 🤔

Publicado em / Categories Notícias
Newsletter

Cadastre-se em nossa mala direta para receber em seu e-mail as novidades de nossos eventos e de parceiros